03 agosto 2016

A solidão que mata

Podemos perceber que o aumento dos casos de suicídio entre os jovens brasileiros é um dado alarmante e mostra o isolamento social que as novas gerações vivem, haja vista não apenas o uso excessivo das redes sociais como também a imersão nas novas tecnologias.

No que se refere ao uso excessivo das redes sociais, assistimos a queda das relações interpessoais, onde estas vem perdendo espaço na vida dos jovens diante do crescimento exponencial das interações unicamente virtuais, devido a facilidade de encontrar outros indivíduos que compartilhem de um mesmo pensamento ou ideologia de vida. Um fator crítico e importante no estudo dessa problemática.

Somado a isso, podemos dizer que a imersão nas novas tecnologias contribuiu de forma significativa ao isolamento social de nossos jovens, visto que já não existe mais a interação com as demais pessoas em ambientes representativos ao perfeito convívio social, tais como restaurantes, bares, ônibus ou um simples almoço em família, porque cada individuo está demasiadamente ligado ao seu smartphone que não mais se interessa com aqueles que estão ao seu redor.

O aumento dos casos de suicídio entre os jovens brasileiros nos leva a refletir sobre o isolamento social de nossa juventude e suas causas, portanto, é necessário a conscientização de todos sobre a importância da vida em sociedade, assim como o uso moderado das redes sociais e novas tecnologias.

por Walter Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço todos os elogios assim como também as críticas, espero crescer a cada dia na escrita e no modo de utilizar as palavras, para que sempre que algum leitor deparar-se com aquilo que escrevo, sinta-se a vontade e confortável para ler.