14 janeiro 2018

5 passos para escrever um poema

1- Não existe nenhum tipo de regra geral para que um poema possa ser criado, nem mesmo é exigida coesão textual e/ou gramatical, pois existe a liberdade poética, que permite verdadeiramente brincar com as palavras.

2- Comece lendo poemas, entendendo um pouco como os poetas trabalham as palavras. Assim, você não se sentirá perdido no momento de criar sua primeira poesia e ainda encontrará muita inspiração.

3- Faça inicialmente poemas curtos, pode ser até mesmo apenas uma estrofe de 4 a 6 versos. Um ensaio para você sentir-se cada vez mais seguro e perceber que a poesia faz parte de ti.

4- Busque sempre enriquecer seu vocabulário, acostume-se com o dicionário como livro de cabeceira, tenha o desejo de conhecer novas palavras e seus significados, mesmo com toda. A liberdade poética, é importante conhecer nossa língua e aperfeiçoar nosso trabalho, além de quê, facilitará na construção de rimas, se for o caso.

5- Por fim, dê asas à sua imaginação. Escreva para você. Não tenha medo de se expressar. O que os outros vão achar, não tornará seu poema nem mais e nem menos importante. Treine seus versos em qualquer lugar que esteja, não precisa escrever, pode ser apenas em sua mente. Por exemplo, você está deitado em sua cama e vê uma mosca, daí você começa a trabalhar seu dom poético:

"Insignificante ser,
Em tua breve vida,
O que te faz querer,
Qual a tua medida,
O mundo podes conhecer,
Mas em fezes irás perecer,
Insignificante ser,
Qual tua medida,
O que te faz escolher,
O pouco na pouca vida?"




Por Walter Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço todos os elogios assim como também as críticas, espero crescer a cada dia na escrita e no modo de utilizar as palavras, para que sempre que algum leitor deparar-se com aquilo que escrevo, sinta-se a vontade e confortável para ler.