10 janeiro 2023

A falta de respeito com os povos originários cruza gerações.

"Quem me dera ao menos uma vez, com a mais bela tribo, dos mais belos índios, não ser atacada por ser inocente.", é o que diz a canção "Índios", da banda de rock Legião Urbana. Uma alusão a preocupante situação dos povos indígenas que foram atacados no passado e seguem sendo perseguidos até os dias atuais, seja por sua cultura ou por suas terras.


Nessa perspectiva cultural, o mundo globalizado está adentrando paulatinamente em aldeias e
comunidades indígenas, fatores que exponenciam o risco de uma perda geral dos costumes tradicionais desses povos originários. Não é raro ver caciques utilizando smartphones, relógios de marca e consumindo fast-food. Infelizmente, são poucos os que preservam a tradição ancestral, restando, em grande parte, caricaturas daquilo que foram outrora.

Ademais, o avanço das fazendas de soja e outras monoculturas que acabam invadindo as terras dos índios, a degradação provocada pelos garimpos Ilegais e até por obras governamentais, como as hidrelétricas, não só ameaçam, mas efetivamente influenciam aqueles povos que inúmeras vezes são obrigados a migrar para outras áreas. Sob esse viés, é fácil verificar a falta de respeito com aqueles que estava aqui há séculos antes da chegada do homem branco.

Torna-se imperativo que o governo federal, concomitantemente com órgãos como a Funai e o Ibama, que possuem a missão basilar de proteger os indígenas e o meio ambiente, respectivamente, aumentem a fiscalização e restrinjam a liberação de alvarás para qualquer tipo de atividade que possam causar risco às comunidades primevas. Tal medida tem como fito minimizar os prejuízos históricos e atuais sofridos pelos indígenas brasileiros.

Walter Júnior

||| Conheça meus livros ||| https://linktr.ee/EscritorWalterJunior

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço todos os elogios assim como também as críticas, espero crescer a cada dia na escrita e no modo de utilizar as palavras, para que sempre que algum leitor deparar-se com aquilo que escrevo, sinta-se a vontade e confortável para ler.