09 dezembro 2022

Eu o̶d̶e̶i̶o̶ amo você!

É comum lermos ou ouvirmos essa palavra que transmite tanta energia ruim e que já provocou inúmeros males na história da humanidade. Mas, por que dizemos tanto que odiamos algo ou alguém?


O ódio pode surgir em nosso cotidiano de diversas formas e ele pode ser direcionado a algo  a alguém a uma classe de pessoas, a uma ideologia, etc. Contudo, com o advento das redes sociais, parece que esse é um termo que não pode faltar no vocabulário das pessoas. Lembram do Orkut (in memorian), onde existiam alguns tipos de comunidades que reuniam pessoas que possuíam um ódio em comum, como aqueles que odiavam a segunda-feira.

Como um vírus que sofre mutação, esse sentimento foi se fortalecendo e tomando novas proporções a medida que novas redes iam surgindo e, por incrível que pareça, muitos viam a necessidade de expressar todo seu ódio como forma de protesto contra o ódio. Um exemplo bem claro sobre o ódio para combater o ódio, são as cenas que tomaram os noticiários de jovens bloqueando estradas e queimando pneus em prol da preservação do meio ambiente e pedindo a diminuição na emissão de poluentes. Ou como um jovem revolucionário que pixou uma árvore com os dizeres "Xingu Vive".

O ódio destilado nas plataformas sociais que alcançam toda parte do globo, chegam a romper o mundo virtual e projetar-se em nosso plano físico, seja com torcidas organizadas que marcamos brigas antes de determinado jogo, sejam grupos extremistas que conseguem converter jovens para seus ideais de ódio contra homossexuais, pessoas de outras raças, de outras religiões. Será que estamos vivendo outra idade das trevas e vemos inquisidores lançando na fogueira do cancelamento qualquer um que foge dos dogmas criados por alguém que nem eles mesmo sabem quem são?
Hoje as pessoas citam o ódio como se isso fosse necessário para sua existência. Em uma conversa informal, onde a pessoa "A" gosta de colocar catchup/maionese na pizza e a pessoa "B" não acha correto fazer essa mistura, já se torna o para um "ódio generalizado".

Cheguei em um momento de ver tanto sentimento ruim lançando ao vento, ao universo, que decidi iniciar um movimento no Twitter onde posto algo relacionado ao amor cada vez que leio um tweet que fala sobre ódio, assumo que é uma tarefa interminável, todavia, o amor sempre será a única arma contra o ódio. Faça parte dessa rede do bem e poste uma frase qualquer sobre amor sempre que se deparar com algo ruim, seja nas redes sociais ou no seu dia a dia. Combinado?

Walter Júnior



||| Conheça meus livros ||| https://linktr.ee/EscritorWalterJunior

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço todos os elogios assim como também as críticas, espero crescer a cada dia na escrita e no modo de utilizar as palavras, para que sempre que algum leitor deparar-se com aquilo que escrevo, sinta-se a vontade e confortável para ler.