12 dezembro 2022

Seja um verdadeiro líder!

A liderança não se faz pelo cargo que se ocupa, mas pelas atitudes que se toma diante das circunstâncias mais adversas nos diversos setores da sociedade em que você está inserido. Existem muitos jargões e clichês quando colocamos esse assunto em ênfase, mas no dia a dia, na prática real, como podemos ser verdadeiros líderes?

Elon Musk - Empresário, visionário e homem mais rico do mundo.


Existem mais cursos e métodos do que alguém pode consumir durante sua vida profissional, além de que muitos desses gurus de internet, na ânsia de inovar e trazer um diferencial para destacar seu produto, acabam mostrando um mundo utópico  quase impossível de ser executado. Eu já tive a oportunidade de experimentar a liderança de equipes de vendas, como cargo delegado e como resultado natural de um longo trabalho. Nesse segundo momento, eu realmente fui o líder que se espera, conquistei a confiança dos demais colegas e juntos fizemos as estratégias de vendas da certo, é por isso que repito e enfatizo: a liderança não se impõe, conquista-se.

Aquele que deseja estar a frente de um trabalho, ser respeitado e ter a confiança dos seu liderados, sempre será o que mais se esforça, o que mais estuda, o que mais se arrisca e o que sempre está mais acessível para conversar, aconselhar e indicar a direção que se deve seguir sem soberba, sem orgulho e sem considerar-se melhor que ninguém. Não enverede pela crença de que não se ensina tudo aquilo que sabemos, por medo de perder seu cargo, sua posição em um grupo. O líder da matilha sempre cuidará, preparará e tornará forte os próprio lobos que um dia disputarão com ele aquele status. Feliz é o líder que conseguiu criar alguém que supere suas conquistas. O conhecimento que não pode ser repassado, é um conhecimento limitado e inválido.

O psicanalista e escritor best-seller Augusto Cury, cita a figura de Jesus Cristo em suas diversas obras, como em Mestre dos Mestres, Jesus, o maior psicólogo que já existiu, dentre tantas outras, afirmando a sua figura de liderança e que, mesmo com tanta negação, com tantos gênios que vieram após Ele e que tentam negar sua pregação e sua existência, já são mais de dois mil anos conquistando adeptos que são capazes de dar a vida por seus ensinamentos, o Rabi (líder) Jesus Cristo disse aos seus discípulos que estes fariam obras maiores que as dele. Quem quer exercer uma verdadeira liderança, ten muito a aprender com o exemplo de Cristo. Lembrando que quando Ele afirma: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jesus está dizendo que se ele, sujeito às mesmas paixões e limitações humanas conseguiu, seus discípulos também conseguiriam. Isso é liderança, é mostrar o caminho e ir na frente ensinando e exortando com ética e bom senso.

Outro grande líder cristão foi Paulo de Tarso, que disse: o evangelho desse ser pregado, se necessário, com palavras. Façamos uma analogia com o que estamos discutindo. O que te faria depositar a sua confiança em alguém? Palavras bonitas ou atitudes convincentes? Seja para os seus liderados o líder que você espera encontrar naqueles em quem você se espelha. Estude, se esforce, cobre apenas aquilo que você mesmo consegue entregar, seja o primeiro a chegar e o último a sair. Aceite sugestões  e críticas. Delegue funções e mostre que você confia em sua equipe tanto quanto eles confiam em você. A liderança está fundamentada em uma troca de vivências. Seja um verdadeiro líder, jamais um ditador.

Walter Júnior

||| Conheça meus livros ||| https://linktr.ee/EscritorWalterJunior

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço todos os elogios assim como também as críticas, espero crescer a cada dia na escrita e no modo de utilizar as palavras, para que sempre que algum leitor deparar-se com aquilo que escrevo, sinta-se a vontade e confortável para ler.